PrestaShop - Activar modo Debug
- 05/04/2021 16:50
Aprenda como activar o modo de depuração no PrestaShop 1.7.x
Por vezes a sua plataforma apresenta um comportamento anormal, como por exemplo o ecrã branco o erro 500 etc. Neste caso, precisa activar o modo de depuração para que sejam mostrados os erros e possa proceder à sua correcção.
Activar modo de depuração pelo painel de administração:
- Faça autenticação no painel de administração da sua plataforma Prestashop
- Aceda ao menu Parâmetros Avançados > Desempenho
- Na secção 'Modo de depuração', defina a opção como sim e clique no botão "Salvar":
Ative o modo de depuração por ficheiro através do cPanel:
- Aceda ao painel de controlo da sua conta cPanel
- Clique no menu "Administrador de Ficheiros"
- Na árvore de pastas, aceda à diretoria de raiz da sua plataforma PrestaShop e posteriormente à pasta config/
- Nessa pasta encontrará o ficheiro defines.inc.php, devendo fazer clique direito no mesmo e seleccionar a opção de editar
- Com o editor aberto, encontre a seguinte linha com o seguinte código:
define('_PS_MODE_DEV_', false); - Altere a instrução encontrada para:
define('_PS_MODE_DEV_', true);
- Após alterado o parâmetro, clique em "Salvar Alterações", conforme a imagem abaixo:
Como activar a apresentação de erros no PHP:

Por omissão as configurações do PHP vão ocultar os erros de forma a que estes não sejam apresentados no browsers aos visitantes do site, no entanto para efetuar debug é muitas das vezes útil imprimir e mostrar os erros no browser.
Para que isso aconteça, será necessário activar as variáveis do PHP "display_errors" e "log_errors", que podem ser activadas através do cPanel, seguindo os passos do seguinte artigo:
Por motivos de segurança, é recomendado que active apenas estas variáveis do PHP e o modo debug da plataforma para fins de identificação e correcção de problemas, devendo posteriormente voltar a desactivar as mesmas.