Migração de E-mails com IMAPSync


Se necessita de importar os conteúdos das suas caixas de correio de outro servidor para efeitos de migração de serviços, pode utilizar a ferramenta IMAPSync disponibilizada pela WebTuga no endereço: https://imapsync.pt

 

Esta ferramenta permite-lhe migrar e importar contas de e-mail de um servidor/fornecedor antigo para os servidores da WebTuga de forma simples e segura.

 

🚀 Quando devo utilizar a ferramenta IMAPSync?

 

A ferramenta IMAPSync deve ser utilizada quando está a migrar o seu site, mais especificamente neste caso as contas de e-mail, de um servidor antigo para a WebTuga. Pode ser utilizada também se necessitar de importar e-mails que estão numa conta de e-mail que já não pretenda manter para outra conta de e-mail, centralizando assim as mensagens de e-mail numa única conta.

 

🔑 Pré-Requisitos para sincronização IMAPSync

 

Deverá, antes de tudo, certificar-se que cria no servidor da WebTuga as novas contas de e-mail a criar, com o mesmo endereço que tem no servidor antigo.

 

Posteriormente recomendamos que reduza o TTL (Time To Live - Tempo de Vida) dos registos DNS no servidor antigo de forma a ocorrer uma propagação mais rápida. Recomendamos que defina um TTL de 60 segundos, no entanto se o servidor atual não o permitir, defina o TTL mínimo possível. É recomendável que faça esta alteração até 24h antes de iniciar o processo de migração.

 

Assim que pretenda iniciar o processo de migração, deverá aceder à Zona DNS no servidor DNS antigo e configurar o registo MX (Mail Exchanger) a apontar para o Hostname do nosso servidor. O hostname do servidor é normalmente enviado no e-mail que recebe com os dados de acesso ao painel de controlo do serviço de alojamento web que subscreveu. Se não conseguir encontrar/identificar o mesmo, poderá contactar a nossa equipa técnica e solicitar essa informação. Ao efetuar a alteração do registo MX, os e-mails enviados para endereços do seu domínio começarão a ser entregues nos nossos servidores.

 

Para facilitar o processo de migração, recomendamos que defina temporariamente uma password segura que seja igual para todas as contas de e-mail, tanto no servidor antigo como no novo servidor.

 

Neste momento deverá ter em sua posse as seguintes informações:

  • Lista de Endereços de E-mail das Contas de E-mail a migrar;
  • Password das Contas de E-mail;
  • Endereço IMAP do Servidor Antigo (Hostname)
  • Endereço IMAP do Novo Servidor (Hostname)

 

⚠️ Nota: Recomendamos que efetue um teste com uma conta de e-mail menos crítica antes de iniciar o processo de sincronização das restantes contas.

 

 

📝 Iniciar Sincronização IMAPSync

 

Agora que já tem todas as informações necessárias, aceda à ferramenta de Sincronização IMAPSync em https://www.imapsync.pt e preencha na coluna da esquerda o endereço de e-mail da conta que pretende migrar, a password da conta de e-mail no servidor antigo e o endereço do hostname do servidor e na coluna do lado direito o endereço da conta para onde será feita a migração (normalmente será o mesmo endereço da conta de origem), a password da conta de e-mail no novo servidor e o endereço do hostname do novo servidor:

 

IlfLDBy.png

 

Assim que tenha preenchido toda a informação, poderá clicar no botão "Sincronizar / Re-Sincronizar" para iniciar o processo de sincronização das contas de e-mail. Assim que iniciar o processo, irá conseguir verificar o progresso da migração abaixo e consultar também a caixa "Log (últimas linhas)" que irá surgir abaixo com os detalhes do processo de migração, podendo aí consultar se o processo foi iniciado com sucesso ou falhou por algum motivo. Não poderá fechar a janela do browser até que o processo esteja concluído, caso contrário a migração irá falhar e terá que ser efetuada uma nova sincronização.

 

Terá que efetuar este processo individualmente para cada conta de e-mail, podendo abrir várias abas/janelas do browser para iniciar o processo de migração individual de cada conta de e-mail.

 

💡 Dicas Importantes

  • A ferramenta irá mostrar um relatório detalhado do processo de migração, podendo a sincronização demorar entre alguns minutos a algumas horas dependendo da quantidade de e-mails a migrar e da velocidade/capacidade do servidor antigo;
  • Será recomendável que, no fim do processo estar concluído, valide se todas as mensagens do servidor antigo se encontram disponíveis no Webmail do novo servidor;
  • Se o processo de migração falhar, deverá verificar os detalhes do relatório, podendo iniciar uma nova re-sincronização;

Comments

Please login to comment