cPanel - Como ativar o sistema de Cache Redis


Nos nossos planos de alojamento "Web Linux Pro NVMe" é disponibilizada a possibilidade de ativar um servidor Redis na conta de alojamento.

 

O Redis é uma tecnologia de cache em memória que pode melhorar significativamente o desempenho de sites ou plataformas. Ao armazenar dados frequentemente acedidos diretamente na memória, o Redis reduz o tempo de resposta do servidor, proporcionando uma experiência de navegação mais rápida e fluida para os visitantes.

 

Este guia descreve os passos necessários para a ativação do serviço Redis e a sua configuração no WordPress.

 

  1. Aceder ao menu "LiteSpeed Redis Cache Manager":
    imagem2a53a0f195a87b16.png

2. Clique em "Enable Redis Service" (1) para iniciar o serviço Redis na sua conta:
imagem7ef0b929f393cecf.png

  • Opções de configuração adicionais:
    • "Settings" (2): Permite configurar o nível de logs do Redis. Por predefinição, o nível é "info" e os logs são armazenados na pasta "lscmData/ls_webcachemgr.log".
    • "Advanced" (3): Oferece a opção de reiniciar os processos

3. Flush Cache

  • Após o serviço ativo, na página inicial fica disponível um botão para eliminar a cache Redis (1):
    imagemf344e0d5a4dc2e37.png
      • Nota: A desativação do serviço de cache Redis, poderá ser feita neste painel, clicando no botão "Disable Redis Service"(2)

 

4. Ativação da extensão Redis no PHP

  • Para utilização do Redis nos seus sites PHP, é necessário ativar esta extensão na versão de PHP que tiver ativa, bastando para isso que no cPanel aceda a "Select PHP Version":

raw.png

  • No quadro "Extensions" deverá garantir que a extensão "Redis" se encontra ativa:

raw6dea97123b1d97e3.png

 

 

Configuração do Redis no WordPress utilizando o plugin "LiteSpeed Cache":

 

imagem6dbba052509e61d8.png

1. No WordPress, aceda ao menu "LiteSpeed Cache" (1) > "Cache" (2).

2. Aceda à aba "Object" (3).

3. Em "Object Cache" (4), selecione "ON".

4. Em "Method" (5), escolha "Redis".

5. Configure os seguintes parâmetros:

    • Host (6): /tmp/redis.sock

    • Port (7): 0 (zero)

6. Clique em "Save Changes" (8).

  • Caso tudo esteja corretamente configurado, na janela "Status", a "Redis Extension" deverá ficar no estado "Enabled" e a "Connection Test" no estado "Passed".

 

Advertência:

Redis Database ID

Caso tenha várias plataformas WordPress na sua conta de alojamento, que utilizem o mesmo servidor Redis, é crucial configurar o "Redis Database ID" com valores únicos para cada uma delas.

Se duas plataformas utilizarem o mesmo ID, poderão ocorrer conflitos de dados, comprometendo a estabilidade e o desempenho das aplicações:

imagemd9d4a2036f8fe839.png


Comments

Please login to comment