Configurar Backups Acronis em servidores Linux
- 03/11/2025 11:32
Instalação e Registo do Agente de Backup Acronis
- Aceder ao servidor via SSH com privilégios de root e proceder à transferência do instalador do Agente Acronis:
wget https://dl.redewt.net/acronis/download/latest/CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin - Conceder permissões de execução ao ficheiro e iniciar o processo de instalação:
chmod +x CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin sudo ./CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin - Na janela de instalação, selecionar a opção Agent for Linux e clicar em Next para avançar.
Nota: Caso sejam indicados pacotes de software em falta, deverá encerrar o instalador, instalar os pacotes necessários e reiniciar o processo de instalação. - Após a conclusão da instalação, clicar em Show registration info e copiar o código apresentado. Este código será necessário para o registo do servidor no painel Acronis.
Importante: Não deverá clicar no botão "Close" nesta fase. - Aceder ao painel Acronis através do endereço https://cloud.acronis.com.
- No menu DISPOSITIVOS (1) > Todos os dispositivos (2), clicar em + Adicionar (3).

- No final do menu lateral direito, na secção REGISTO COM CÓDIGO, clicar em REGISTAR (1):

- Na nova janela apresentada, inserir o Código de Registo copiado anteriormente, selecionar a conta de utilizador e clicar em Validar código.
- Ao clicar em Seguinte, poderá optar por um plano de proteção predefinido. Recomenda-se, contudo, que não seja selecionado nenhum plano nesta fase (poderá ser criado posteriormente).

- De seguida, ao clicar novamente em Seguinte, será apresentado um resumo das definições aplicadas. Para finalizar o registo do servidor, clicar em Registar.

- Ao clicar em Seguinte, poderá optar por um plano de proteção predefinido. Recomenda-se, contudo, que não seja selecionado nenhum plano nesta fase (poderá ser criado posteriormente).
- De volta ao servidor, deverá confirmar a mensagem de que a instalação foi concluída com sucesso. Após essa confirmação, clicar em Exit.

Configuração do Plano de Proteção
- Aceder ao painel Acronis em https://cloud.acronis.com.
- No menu Dispositivos (1) > Todos os dispositivos (2), selecionar o dispositivo a proteger (3) e clicar em Proteger (4) no menu lateral direito.

- Selecionar Criar plano (1) e, em seguida, aceder a Proteção (2).

- Editar as propriedades do plano de backup conforme as seguintes instruções:
- Alterar o nome do plano de proteção.
- Em - Criar backup do quê - recomenda-se manter a opção Toda a máquina, para usufruir de backups a nível de bloco — geralmente mais rápidos e com possibilidade de recuperação completa do sistema em caso de desastre.
- Em - Onde criar o backup - manter Armazenamento em nuvem para garantir que os backups são realizados remotamente.
- Em - Agenda - configurar a frequência desejada para os backups.
- Em - Quantos a manter - definir a política de retenção automática dos backups.
- Em - Encriptação - definir uma palavra-passe para encriptar os backups. É fundamental guardar esta palavra-passe num local seguro, pois a sua perda tornará impossível a recuperação dos dados.
- Em - Backup da aplicação - manter a opção desativada.
- Em - Opções de backup - encontram-se definições avançadas que, por defeito, não deverão necessitar de alterações.
- Após concluir as configurações, clicar em Criar no canto superior direito.
- Após a criação, o novo plano de proteção será automaticamente aplicado ao servidor e executado de acordo com o agendamento definido.
