Configurar Backups Acronis em servidores Linux


Instalação e Registo do Agente de Backup Acronis

  1. Aceder ao servidor via SSH com privilégios de root e proceder à transferência do instalador do Agente Acronis:
    wget https://dl.redewt.net/acronis/download/latest/CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin
  2. Conceder permissões de execução ao ficheiro e iniciar o processo de instalação:
    chmod +x CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin
    sudo ./CyberProtect_AgentForLinux_x86_64.bin
  3. Na janela de instalação, selecionar a opção Agent for Linux e clicar em Next para avançar.

    Nota: Caso sejam indicados pacotes de software em falta, deverá encerrar o instalador, instalar os pacotes necessários e reiniciar o processo de instalação.

  4. Após a conclusão da instalação, clicar em Show registration info e copiar o código apresentado. Este código será necessário para o registo do servidor no painel Acronis.
    Importante: Não deverá clicar no botão "Close" nesta fase.
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  5. Aceder ao painel Acronis através do endereço https://cloud.acronis.com.

  6. No menu DISPOSITIVOS (1) > Todos os dispositivos (2), clicar em + Adicionar (3).
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  7. No final do menu lateral direito, na secção REGISTO COM CÓDIGO, clicar em REGISTAR (1):
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  8. Na nova janela apresentada, inserir o Código de Registo copiado anteriormente, selecionar a conta de utilizador e clicar em Validar código.
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    1. Ao clicar em Seguinte, poderá optar por um plano de proteção predefinido. Recomenda-se, contudo, que não seja selecionado nenhum plano nesta fase (poderá ser criado posteriormente).
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    2. De seguida, ao clicar novamente em Seguinte, será apresentado um resumo das definições aplicadas. Para finalizar o registo do servidor, clicar em Registar.
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  9. De volta ao servidor, deverá confirmar a mensagem de que a instalação foi concluída com sucesso. Após essa confirmação, clicar em Exit.
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Configuração do Plano de Proteção

  1. Aceder ao painel Acronis em https://cloud.acronis.com.

  2. No menu Dispositivos (1) > Todos os dispositivos (2), selecionar o dispositivo a proteger (3) e clicar em Proteger (4) no menu lateral direito.
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  3. Selecionar Criar plano (1) e, em seguida, aceder a Proteção (2).
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  4. Editar as propriedades do plano de backup conforme as seguintes instruções: 
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    1. Alterar o nome do plano de proteção.
    2. Em - Criar backup do quê  - recomenda-se manter a opção Toda a máquina, para usufruir de backups a nível de bloco — geralmente mais rápidos e com possibilidade de recuperação completa do sistema em caso de desastre.
    3. Em - Onde criar o backup  - manter Armazenamento em nuvem para garantir que os backups são realizados remotamente.
    4. Em - Agenda - configurar a frequência desejada para os backups.
    5. Em - Quantos a manter - definir a política de retenção automática dos backups.
    6. Em - Encriptação - definir uma palavra-passe para encriptar os backups. É fundamental guardar esta palavra-passe num local seguro, pois a sua perda tornará impossível a recuperação dos dados.
    7. Em - Backup da aplicação - manter a opção desativada.
    8. Em - Opções de backup - encontram-se definições avançadas que, por defeito, não deverão necessitar de alterações.
    9. Após concluir as configurações, clicar em Criar no canto superior direito.
  5. Após a criação, o novo plano de proteção será automaticamente aplicado ao servidor e executado de acordo com o agendamento definido.

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