E-mail Greylisting - O que é e como funciona


E-mail Greylisting um método utilizado para proteger as contas de e-mail de receberem SPAM (Correio Electronico Não Solicitado). Um servidor de e-mail (MTA - Mail Transfer Agent) que utilize greylisting bloqueia temporariamente a recepção de um e-mail suspeito retornando ao servidor de envio uma devolução temporária (soft-bounce).

Nesta situação, um servidor de envio legítimo irá manter o e-mail numa fila de envio, tentando durante algum tempo reenviar o mesmo, até este ser aceite pelo servidor de e-mail do destinatário. No caso da maioria dos servidores utilizados para envio de SPAM é por norma efetuada apenas uma tentativa de entrega, o que no caso de destinatários em que o servidor de e-mail utilize greylisting, irá fazer com que o e-mail de SPAM não seja entregue com sucesso.

Como funciona o GreyListing

As boas práticas inerentes ao serviço SMTP pressupõem que um servidor que utilize GreyListing filtre servidores de e-mail desconhecidos fazendo uma “rejeição temporária” do email. Servidores SMTP legítimos tentam enviar novamente o e-mail após 15 minutos por padrão, repetindo o processo.

Após uma entrega sucedida, os e-mails seguintes são enviados de forma imediata. Isto ocorre porque o filtro de Greylist guarda o remetente e outros detalhes do e-mail colocando os mesmos na lista de autorizados, não existindo assim necessidade de nova devolução para validação.

Comments

Please login to comment

Powered by WHMCompleteSolution