cPanel - Como instalar um certificado SSL


A segurança nunca é demais e hoje em dia as pessoas que utilizam diariamente a Internet estão mais atentas a este tipo de questões. Uma das situações que mais chama à atenção é o facto do site utilizar ou não um Certificado SSL.

Um Certificado SSL possibilita a encriptação dos dados trocados entre o utilizador e o servidor, impedindo assim ataques do tipo Man-in-the-middle, onde seria possível rastrear os dados enviados e obter assim informação sensível como as passwords ou outros dados.

Quando o site tem um Certificado SSL, o utilizador poderá entrar no mesmo pelo protocolo HTTPS (HTTP Seguro), sendo mostrada na barra de endereço do browser uma indicação de que a ligação é segura, como por exemplo um cadeado ou uma barra a verde.

Alguns Certificados SSL garantem também a autenticidade do site, sendo validada a entidade titular do mesmo, como por exemplo os Certificados OV (Organization Validation) e os Certificados EV (Extended Validation).

Se ainda não tem um certificado, poderá consultar no nosso site a nossa oferta comercial para Certificados SSL. Caso já tenha subscrito o seu certificado e pretenda instalar o mesmo no seu site, bastará seguir os passos que indicamos abaixo.

  • Efectue autenticação no cPanel
  • Faça scroll até à secção "Segurança" e clique no botão "SSL/TLS"

    Install SSL cPanel
  • No final da nova página, onde diz "Install and Manage SSL for your site (HTTPS)" clique no link "Manage SSL Sites".

    Instalar Certificado cPanel
  • Desça na página até encontrar a secção "Install an SSL Website". Insira o certificado que recebeu no seu e-mail em "Certificado (CRT)" e clique no botão "Preenchimento automático pelo Certificado":

    Instalar SSL cPanel
    O servidor irá tentar obter automaticamente o domínio e outras configurações do certificado, assim como também o CA Bundle para instalar o certificado.

  • Insira mais abaixo no campo "Private Key (KEY)" a Chave Privada que obteve quando gerou o seu CSR (Certificate Sign Request).
    Instalar SSL

  • Assim que os 3 campos estiverem preenchidos, clique no botão "Install Certificate" e aguarde a conclusão da instalação.

    Instalar Certificado SSL
Agora que o certificado está instalado, poderá aceder ao seu site pelo endereço https://www.oseudominio.pt devendo ser apresentada a indicação de presença do certificado no seu site.

Deverá certificar-se que todos os conteúdos do seu site são agora carregados através de https:// de forma a evitar qualquer alerta no browser. Poderá ser necessário actualizar o endereço nas opções da sua plataforma, como é o caso do WordPress ou do Prestashop.

Comments

Please login to comment