cPanel - Activar autenticação por 2 Factores (2FA)

  •   08/05/2020 14:33
  •  

Quando se trabalha com informações sensíveis, a Segurança nunca é demais. Para o ajudar a proteger o acesso ao seu serviço de alojamento, disponibilizamos no seu Painel de Controlo cPanel a opção para configurar a Autenticação de dois factores (Two-factor Authentication / 2FA). A Autenticação de Dois Fatores (2FA), requer, tal como o nome indica, dois factores de autenticação, sendo eles a sua password e um código de segurança gerado aleatoriamente.

Para utilizar esta funcionalidade, necessitará de um Smartphone e de uma aplicação que tenha suporte a (TOTP - Time-Based One-Time Password), ou seja, uma password com limite de tempo que só será utilizada uma vez.

Abaixo poderá encontrar algumas aplicações suportadas:

Caso preencha estes pré-requisitos, bastará seguir os passos que passamos a indicar abaixo:

  1. Efectue autenticação no Painel de Controlo cPanel
  2. Faça scroll até à secção "Segurança" e posteriormente clique no menu "Two-Factor Authentication":

    cpanel-2factor-auth-1.png
  3. Para iniciar a configuração, clique no botão "Set Up Two-Factor Authentication":

    cpanel-2factor-auth-2.png
  4. Na página de configuração, irá ser mostrado o QR Code que terá que ler com a aplicação do seu Smartphone:

    cpanel-2factor-auth-3.pngPara exemplificar, vamos utilizar a aplicação Duo Mobile, que após fazer o scan do QR Code, nos mostra as seguintes informações:

    IMG_4566.png IMG_4567.png
  5. Na parte inferior da página, preencha o campo "Security Code" com o PIN de 6 dígitos que lhe é mostrado na aplicação:

    2Factor Auth
  6. Para finalizar a configuração, bastará clicar no botão "Configure Two-Factor Authentication", devendo obter a mensagem de confirmação abaixo:

    cpanel-2factor-auth-4.png   
Parabéns, a autenticação por 2 factores foi activada na sua conta de alojamento. Agora sempre que efectuar autenticação no cPanel, irá ter duas camadas de protecção:

  1. Autenticação normal com Username e Password:


    cpanel-2factor-auth-5.png
  2. Posteriormente, caso os dados de autenticação por Username/Password estejam correctos, irá ser solicitado o Security Code, que terá que obter em tempo real na aplicação de autenticação do seu Smartphone:

    cpanel-2factor-auth-6.png
Desta forma, mesmo que alguém consiga descobrir os seus dados de autenticação, não irá conseguir efectuar a autenticação com sucesso na sua conta de alojamento, uma vez que necessitará também do código de segurança que apenas pode ser gerado no seu telemóvel.

Comments

Please login to comment

Powered by WHMCompleteSolution