cPanel - Adicionar registo DNS do tipo CNAME no seu domínio

  •   10/09/2021 18:24
  •  

Os registos DNS do tipo CNAME de uma Zona DNS funcionam como um nome canônico, e são utilizados para especificar que um determinado domínio/subdomínio é um alias para outro nome de domínio.

Por exemplo, se configurar no nome app.oseudominio.pt um registo CNAME com o valor de "app.servidorexemplo.pt", significa que quando um servidor DNS devolve os registos DNS para app.oseudominio.pt, ele na verdade irá devolver os registos DNS de app.servidorexemplo.pt, através do seu registo A.
Neste caso, diríamos que app.servidorexemplo.pt é o nome canônico de app.oseudominio.pt.

Abaixo poderá consultar os passos necessários para adicionar um registo do tipo CNAME para o seu domínio.

  1. Aceder à sua conta cPanel autenticando-se com os seus dados de acesso:
    gAjjDru.png

  2. De seguida entrar no menu "Zone Editor: urXdOlK.png

  3. No domínio ao qual pretende adicionar o registo clicar em "+CNAME Record": bCf2V4c.png

  4. Digitar o nome que pretende adicionar e o domínio para o qual este nome será apontado e clicar em "Add An CNAME Record" (exemplo: app.oseudominio.pt vai apontar para o serviço com o domínio "app.servidorexemplo.pt"):
    Nota: O
    s registos do tipo CNAME são registos de nome único pelo que para adicionar um registo CNAME deverá garantir que não existe nenhum outro registo, ainda que de outro tipo, com o mesmo nome.vzJBJ8q.png

  5. Se esta configuração foi correctamente aplicada, deverá receber uma mensagem confirmado o sucesso da mesma: HpJ2dud.png

Bastará agora aguardar a propagação DNS, para que a zona configurada responda correctamente em todos os dispositivos na internet.

A propagação DNS é o período que ocorre entre a alteração dos registos DNS de uma Zona de um domínio e a sua propagação pelos diversos servidores de resolução DNS do mundo, como por exemplo os resolvers DNS do seu fornecedor de acesso à Internet (que normalmente vêm pré-configurados no router do seu serviço) ou os resolvers de servidores públicos, como é o caso do Google Public DNS, CloudFlare, OpenDNS, entre outros.

Comments

Please login to comment

Powered by WHMCompleteSolution